CARAVANA DA MORTE, 50

 

Demétrio Magnoli

 

Sergio Arellano Stark, “El Lobo”

Sergio Arellano Stark, “El Lobo”, comandante da Caravana da Morte, morreu impune em março de 2016, aos 94 anos. Há exatos 50 anos, a Caravana da Morte  começou a percorrer o Chile, deixando no seu rastro dezenas de execuções extrajudiciais. A história sinistra do grupo de assassinos oficiais esclarece a natureza do regime instalado pelo general Augusto Pinochet.

O golpe militar que derrubou o governo de esquerda de Salvador Allende ocorreu em 11 de setembro de 1973. No dia seguinte, o Estádio Nacional, em Santiago, converteu-se em centro de detenção e, em 15 de setembro, o cantor e compositor Victor Jara tornava-se uma das primeiras vítimas das execuções de presos políticos.

A repressão sanguinária não se limitou à capital. Nas semanas seguintes ao golpe de Estado, implantaram-se centros de detenção regionais como a “Casa del Buen Pastor”, em La Serena, no norte, o Balneario Popular Rocas de San Domingo, no litoral central, a tristemente célebre Colônia Dignidad, no vale do Maule, e o campo da Ilha Dawson, no extremo sul do país. A Caravana da Morte surgiu nesse contexto, por ordem direta de Pinochet.

 

Os assassinos do helicóptero Puma

A carreira militar de Stark decolou em 1969, quando foi nomeado adido militar na embaixada em Madri, numa Espanha ainda dobrada à ditadura franquista. De volta ao Chile, em 1971, assumiu o comando de um regimento de infantaria em Valparaíso, entregando-se a articulações conspirativas com o almirante José Toribio Merino e o vice-almirante Patricio Carvajal Prado.

Já como general, foi transferido para o comando militar em Peñalolém, Santiago, em dezembro de 1972. O conspirador, diretamente implicado na trama do golpe, era homem de completa confiança de Pinochet. Por isso, foi designado para chefiar a comitiva do extermínio.

A Caravana da Morte deslocava-se num helicóptero militar Puma. Inicialmente, seguiu para sul, de Rancagua a Puerto Montt, percorrendo mais de mil quilômetros. A comitiva não capturava ninguém: sua função era matar prisioneiros que aguardavam julgamentos por ilegítimos conselhos de guerra. Na etapa inicial, eliminou 18 pessoas.

Sob as ordens de Stark, estavam os agentes militares Marcelo Moren Brito, Pedro Espinoza Bravo e Armando Fernández Larios, que depois, em janeiro de 1975, prenderia a jovem Michelle Bachelet, futura presidente do Chile.

Na segunda etapa da Caravana, “El Lobo” e seus oficiais tomaram rumo oposto, para norte, entre La Serena a Arica, já perto da fronteira com o Peru. Ao longo do trajeto, mataram 72 prisioneiros. Depois da redemocratização, os passos dos assassinos foram extensivamente documentados em depoimentos judiciais. No caso de La Serena, o depoimento mais detalhado emergiu do testemunho insuspeito de Juan Emilio Cheyre, que serviu como comandante do Exército entre 2002 e 2006.

Nomeado pelo então presidente Ricardo Lagos, o general Cheyre foi o primeiro alto comandante militar a reconhecer a responsabilidade das Forças Armadas pelos crimes contra a humanidade perpetrados durante a ditadura. Como jovem tenente, ele presenciou as operações de execução extrajudicial de 15 prisioneiros no seu regimento. Preso e processado em 2016, o ex-comandante foi considerado cúmplice secundário naqueles crimes de Estado.

A Caravana chegou a Calama, no deserto setentrional, em 19 de outubro de 1973. Ali, numa tarde, eliminaram 26 prisioneiros, entre os quais o advogado Carlos Berger. Sua mulher, Carmen Hertz, também advogada, apresentou a primeira denúncia judicial contra Stark, em 1985, ainda durante a ditadura. Seu filho, Germán Berger, que tinha 11 meses no dia dos assassinatos, escreveu o roteiro do documentário “Mi vida con Carlos”, de 2010, a história de sua família.

 

A Caravana nos tribunais

O Chile, ao contrário do Brasil, abriu inúmeros processos por violações de direitos humanos durante o regime de Pinochet. Alguns deles alcançaram os homicidas da Caravana da Morte.

Pedro Espinoza, que operou na DINA, a polícia política do regime, como braço direito do general Manuel Contreras, foi condenado à prisão por sua participação no grupo de Stark e como autor intelectual do assassinato do diplomata e ex-ministro Orlando Letelier.

Moren Brito, que também operou na DINA e dirigiu o centro de detenção e tortura de Villa Grimaldi, em Santiago, foi condenado à prisão em 2004. Morreu em 2015, enquanto cumpria sua sentença.

O chefe escapou. Stark, alcunhado “El Lobo” por seus camaradas assassinos, almejando tornar-se figura de proa do regime, entrou em conflito com Contreras e, por isso, perdeu as graças de Pinochet. Aposentou-se em 1976 e jamais experimentou a cadeia.

Foi processado em 2000 pelo caso Caravana da Morte. A Corte Suprema condenou-o, finalmente, em outubro de 2008, a seis anos de prisão. Contudo, semanas depois, o Serviço Médico Legal atestou que sofria de Alzheimer, livrando-o do cumprimento da pena. Morreu em 2016.

Parque da Paz de Villa Grimaldi, em Santiago, no local do antigo centro de detenção

O comandante da Caravana figurou como ícone para os círculos de torturadores e homicidas do regime. Como registra Ascanio Cavallo, autor do livro La historia oculta del regimen militar, “havia sido criada uma mitologia do homem que havia forjado o golpe, e a do oficial implacável que tinha percorrido o país de norte a sul num helicóptero Puma, cujo rastro fatídico foi uma série de fuzilamentos”.

Os homens fardados de um corpo militar reduzido à condição de esquadrão da morte não esqueceram de Stark. Ele deve ser lembrado, por outra razão: para que se conheçam as faces da covardia.

 

Parceiros

Receba informativos por e-mail