O QUE É POPULISMO

12 de abril de 2018

 

Que relação existe entre o fenômeno político do populismo e o fenômeno humano das migrações e crises de refugiados que são cada vez mais frequentes? O que há dez anos surgia como uma novidade ainda mal compreendida, agora já é objeto de estudos acadêmicos: partidos de direita ou extrema-direita têm conquistado cada vez mais espaço nos ambientes políticos e sociais explorando os problemas decorrentes dos intensos movimentos migratórios que atingem o mundo nesse início de século, provocados por guerras, pobreza ou desastres ambientais. O fato é que confrontados com mudanças súbitas no seu modo de vida (às vezes sentimentos algo irreais estimulados por propaganda), muita gente reage aos recém-chegados como inimigos ou ameaças a serem eliminadas. O crescimento eleitoral desses partidos e a multiplicação de grupos nacionalistas radicais refletem muito desse temor.

 

O que é um populista? Donald Trump é um? (abaixo, uma síntese do artigo)

De acordo com Cas Mudde, professor da Universidade da Georgia e coautor do livro Populism: A Very Short Introduction, enquanto a ideologia fascista opera na chave holística propondo ordenar política, economia e sociedade de modo integrado, a ideologia populista renega o establishment político sem indicar uma alternativa.  Populistas dividem, fascistas unificam. O populista divide a sociedade em dois grupos homogêneos e antagônicos: a elite corrupta e o povo puro, cuja “vontade” eles ouvem e executam.

A legitimidade do líder populista decorre da ideia de que sua ação é “essencialmente moral”, pois a diferença entre elite e povo não estaria na diferença de riquezas ou posição social, mas nos “valores”.

Jan-Werner Müller, professor da Universidade de Princeton e autor de What is Populism?, observa: “Daí a frequente invocação de teorias da conspiração por populistas: algo acontecendo nos bastidores deve explicar o fato de que as elites corruptas ainda estão mantendo as pessoas longe do poder … Se o político do povo não ganhar, deve haver algo de errado com o sistema “. 

 

 

Parceiros

Receba informativos por e-mail